Desvendando a Cultura Gótica

0
O movimento Gótico/DarkWave teve seu inicio no Reino Unido no fim da década de 70 e no começo da década de 80 quando a cena "Punk" estava em decadência,  derivando também do gênero "Post Punk".



A subcultura Gótica/Darkwave é uma subcultura laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo mas não é bem essa a verdade ou seja os seguidores da subcultura tem todo direito e dever de escolherem suas próprias crenças religiosas. 
A cena Gótica do final dos anos 70 e 80 contava com bandas como Bauhaus (que lançou sua música Bela Lugosi's Dead em agosto de 1979 hino da subcultura gótica), The Sisters of Mercy, The Mis­sion Uk, The Cure, Gar­goyle Sox, Souxie and the Banshes, Echo and Bunnymen entre outras que não recordo agora.
O visual nessa época era um pouco mais simples comparado ao das fases seguintes, mas ainda sim fora do padrão "normal" da sociedade ou seja o visual do gótico era a principal causa de preconceito que hoje em dia é bem menor comparado a antigamente.


Nos anos 90 o movimento continuava firme com bandas como Rosetta Stone, Nosferatu, Inkubus Sukkubus, Libitina, Manuskript, Das Ich, Project Pitchfork, Bel Canto, Diary of Dreams, Hocico, The House of Usher, Sopor Aeternus, Love Is Colder Than Death, Paralysed Age, The Merry Thoughts, Still Patient, Melotron, De/Vision, In Strict Confidence, Corpus Delicti, The Last Dance, Rhea's Obsessions entre muitas outras.


O cinema Dark é um dos gêneros que mais dá lucro, explorando diversas sensações como o medo, romance e erotismo, clássicos como O Gabinete do Dr. Caligari e Nosferatu e atuais como Entrevista com o Vampiro, O Dracula de Bran Stoker e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça estão no imaginário de pessoas que nem conhecem a cultura gótica.


Não tem como falar de cinema gótico sem falar der Tim Burton não é verdade como o post já esta hiper longo vou deixar aqui o link para outro post que fiz só sobre esse assunto.

A moda gótica assim como a música também é muito ampla, dentro desse rótulo temos os DarkWavers, Cyber Goths, Vitorianos, Gothic Lolitas, Fetichistas entre outros. A moda alternativa apesar de causar espanto em algumas pessoas esta passando por uma grande massificação nos últimos anos oque muita gente achava "bizarro" passa por um processo de mudança para que o produto final seja aprovado pela população em massa, consumido, e jogado fora logo em seguida, a maioria das pessoas que usam a calça da "Zebra Doida" porque está na moda não sabe que antes dessa febre era só a calça do BeatleJuice personagem de um filme (maravilhoso diga se de passagem) do diretor Tim Burton.


Também posso citar o exemplo dos Creepers aquele sapatinho que a maioria acha literalmente assustador passou por uma transformação ( horrorosa ) para que a população aceite como uma coisa bonita compre e logo descarte.

Isso é um "Creeper " mainstream.
Esse é o verdadeiro Creeper!
A popularização da moda alternativa me assusta e muito, imagina só as pessoas que criticam o estilo não só o gótico mas a moda alternativa em si são as mesmas que consomem.

0 comentários:

Postar um comentário